Brasília, 17 de janeiro de 2012
Implante intra-ocular também melhora a visão de pessoas que não podem ser submetidas a cirurgia a laser
Nem todas as pessoas com problemas de visão podem ser submetidas à cirurgia a laser. É o caso de pacientes que têm médio e alto grau de miopia ou hipermetropia ou restrições na córnea. Mas com o avanço tecnológico das lentes implantáveis fácicas já é possível enxergar bem sem óculos ou lentes de contato.
De acordo com o oftalmologista Hilton Medeiros, o implante intra-ocular é recomendado, principalmente, para pessoas que não podem ser submetidas à correção a laser porque possuem córnea muito fina ou com curvatura bastante acentuada. “A técnica também traz um ganho notável na acuidade visual de quem tem mais de 10 graus de miopia”, diz o especialista.
A cirurgia é rápida, segura e indolor. O médico faz uma pequena incisão (que não requer sutura) e a lente é inserida usando um equipamento injetor especial que permite que ela se desdobre delicadamente. Depois de colocadas na câmara anterior dos olhos, mantendo o cristalino intacto, as lentes fácicas melhoram a capacidade de focalização e ajudam a corrigir a miopia e a hipermetropia de alto grau. “É como estar usando óculos de grau ou lentes de contato o tempo todo, porém sem nenhum incômodo”, explica Hilton Medeiros.
Um estudo publicado no jornal Archives of Ophthalmology, nos Estados Unidos, analisou mais de 600 pessoas que implantaram lentes para
correção de alta miopia e os resultados mostraram que 95% atingiram
visão 20/40 após cinco anos, o que é considerada visão boa ou normal.
Outra vantagem da cirurgia intraocular é que as lentes implantáveis podem ser removidas a qualquer momento se o paciente tiver alguma reação adversa, enquanto a cirurgia a laser é definitiva.
O procedimento é realizado sob anestesia tópica (gel anestésico) e leve sedação. O paciente tem alta imediatamente após a cirurgia e a primeira revisão pós-operatória ocorre cerca de cinco horas depois. Normalmente, implanta-se uma lente de cada vez. A cirurgia do outro olho costuma ser agendada para algumas semanas depois.
Mais informações:
Camila Cortez
Assessora de imprensa da Clínica de Olhos João Eugênio
(61) 8133-2020