Adeus aos óculos em 4 minutos
Novas lentes, implantadas com rapidez e segurança, conseguem recuperar 100% da visão de pacientes que tiveram catarata
Os pacientes que já operaram de catarata e ainda dependem dos óculos para enxergar de longe ou de perto agora podem usar uma nova lente que permite enxergar sem o auxílio do acessório. A lente intra-ocular suplementar multifocal chamada Sulcoflex corrige erros refrativos residuais da cirurgia. Além de o procedimento ser mais seguro que a troca da lente intra-ocular, dura em média de três a quatro minutos.
A cirurgia corrige o grau residual pós-cirúrgico dos pacientes que ainda possuem a lente monofocal. “Este é um problema comum à maioria dos brasileiros que já fizeram a operação. Como as lentes multifocais são recentes no Brasil, nove em cada 10 pessoas que já realizaram o procedimento ainda possuem a lente monofocal. E mesmo após a cirurgia, a maioria continua com dificuldade de enxergar de perto por causa da presbiopia ou vista cansada”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clinica de Olhos Dr. João Eugênio.
O procedimento, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é realizado com a anestesia de colírio e não leva pontos ou curativos. A qualidade de visão com a lente intra-ocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. Além de corrigir as deficiências causadas pela catarata, a Sulcoflex pode corrigir erro de grau para longe nos casos em que o paciente tenha também essa deficiência. As lentes ainda melhoram a qualidade da visão funcional, ou seja, a capacidade de enxergar em ambientes com pouca luminosidade.
O especialista afirma que acrescentar a lente suplementar é melhor do que substituir por outra. “A indicação para corrigir presbiopia pós-cirúrgica é o implante suplementar multifocal, pois a troca pode provocar a ruptura das fibras oculares que fixam a lente no lugar do cristalino”, diz Hilton Medeiros.
Antes da Sulcoflex, o paciente que quisesse corrigir a visão para longe e para perto tinha que fazer uma cirurgia de troca de lentes para tirar a antiga e colocar uma multifocal. Esse procedimento era mais complexo e invasivo. “A operação é simples, dura de 3 a 4 minutos, e o resultado é para a vida toda. Em 24h o paciente costuma alcançar um resultado visual pleno”, relata o oftalmologista.
Há três tipos de lentes Sulcoflex: uma de grau esférico para miopia e hipermetropia, uma para astigmatismo e outra multifocal. A nova lente, por sua vez, não é indicada para pessoas com glaucoma ou degeneração da retina. Desenvolvida pelo professor Michael Amon, chefe do departamento de oftalmologia do Hospital St. John, em Viena (Áustria), a lente intraocular suplementar já é utilizada na Europa e consegue recuperar 100% da visão.
A catarata é um envelhecimento natural do cristalino, lente interna natural do olho responsável pelo foco, que se torna opaca com o passar dos anos. Atualmente é a doença ocular que mais cresce no Brasil por conta do envelhecimento da população. Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que a doença é a maior causa de cegueira tratável, atinge 17,6% dos brasileiros com até 65 anos e 47,1% dos que têm idade entre 65 e 74 anos.