O mau uso de produtos como rímel, delineador, lápis e sombra, podem provocar conjutivite, infecção da pálpebra e até lesionar a córnea
Qual mulher não gosta de fazer uma bela maquiagem? A maioria não abre mão de se pintar e, normalmente, a área dos olhos é a mais destacada. Mas é necessário ter cuidado. Irritação nos olhos, coceira e até mesmo conjuntivite podem ser causados pelo uso incorreto de maquiagem. Além das mulheres, as crianças também gostam de “brincar” com produtos de beleza, além de fazer as tradicionais pinturas de rosto, mas os pais devem estar atentos aos produtos usados pelos pequenos.
De acordo com o oftalmologista Hilton Medeiros, o mau uso de produtos como rímel, delineador, lápis e sombra, itens que estão em contato direto com os olhos, podem causar irritações oculares que variam da sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos. “Conjuntivite e blefarite, inflamação na pálpebra que causa prurido e vermelhidão, também podem surgir. E apesar da facilidade do tratamento, desconforto nos olhos nunca é bem-vindo”, alerta o médico.
Outros cuidados importantes estão relacionados à validade e à qualidade da maquiagem. Os produtos utilizados para maquiar o rosto devem ser clinicamente testados e aprovados para essa finalidade. Apenas os dermatologicamente testados e hipoalergênicos são indicados. Maquiagem com prazo de validade vencido é uma das maiores causas de dermatite de contato.
Usar maquiagem de outra pessoa também é abrir a porta para a entrada de agentes causadores de irritações e até mesmo conjuntivites. “Se for preciso retocar a maquiagem durante uma festa, carregue a sua própria na bolsa”, aconselha Hilton Medeiros.
Com as crianças o cuidado tem que ser redobrado. Nunca se deve maquiá-las com os produtos de suas mães. Elas correm sérios riscos de manifestar uma reação alérgica, irritação nos olhos e dermatites de contato. O ideal são os produtos desenvolvidos especialmente para o público infantil e também os antialérgicos. Em caso de irritação, compressas com soro fisiológico gelado são indicadas para minimizar o desconforto.
O simples ato de coçar os olhos com maquiagem pode trazer sérias conseqüências. “Ao se coçar, toda a sujeira, o suor e o cosmético são levados para dentro dos olhos, o que pode ocasionar infecção da pálpebra e até lesão da córnea”, alerta o oftalmologista. Este tipo ocorrência é mais comum em crianças. “Diferentemente do adulto, elas não sabem que não se pode coçar os olhos com maquiagem. Isso ocorre bastante em épocas de festividades, como no carnaval”, finaliza Hilton Medeiros.