Diabetes pode causar cegueira
Retinopatia diabética é uma importante causa da cegueira
em pessoas com idade entre 20 e 74 anos
A diabetes pode desencadear uma série de problemas, como, por exemplo, a cegueira. Os altos níveis de açúcar no sangue causam disfunções da retina, e interferem na capacidade dos olhos de enviar informações para o cérebro. A doença, conhecida como retinopatia diabética (RD), é a principal causa de cegueira em adultos diabéticos.
Segundo o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clinica de Olhos João Eugênio, a doença é uma das principais complicações relacionadas da diabetes mellitus. No Brasil, as estatísticas mostram que cerca de dois milhões de brasileiros possuem algum grau de RD, e que boa parte deste número apresentará algum grau de perda visual relacionada à doença.
Pesquisas revelam ainda que em olhos com retinopatia proliferativa não tratada, a taxa de evolução para cegueira é de 50% em 5 anos. Além disso, cerca de 80% dos diabéticos com mais de 25 anos de doença apresentarão algum sinal da doença.
Os primeiros sinais que sugerem o desenvolvimento da retinopatia diabética são: visão embaçada, bolsas sob os olhos, cegueira noturna, visão dupla, perda da visão periférica, dificuldade na leitura e sensação de pressão nos olhos.
Quanto antes diagnosticar o problema, maiores as chances de evitar a cegueira. “A precisão na indicação, associada às técnicas de fotocoagulação e de vitrectomia permite que o risco de cegueira seja reduzido a menos de 5%”, explica Hilton Medeiros. Atualmente, também são usados fármacos em alguns casos por meio de injeções intravítreas com o objetivo de diminuir mais o risco de cegueira. O tratamento varia de acordo com cada paciente.
A retinopatia diabética é classificada em quatro estágios: Retinopatia não-proliferativa leve; não-proliferativa moderada; não-proliferativa grave, e não-proliferativa grave. Diabéticos também correm risco de ter outras duas doenças oculares, como glaucoma e catarata.