Computadores: uso abusivo pode prejudicar a visão
A venda de computador teve o maior crescimento nos últimos cinco anos, segundo dados divulgados neste mês pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil. Outro estudo, realizado pelo O Futuro em Mídia, demonstra que os brasileiros também já passam mais tempo na internet que em frente à televisão. O tempo médio de navegação (32,5 horas semanais) já é três vezes superior ao de audiência de TV (9,8 horas). Entretanto, o uso abusivo do equipamento pode desenvolver a Síndrome de Visão de Computador (CVS).
“Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador corre o risco de desenvolver a Síndrome. Para evitar a fadiga dos olhos, recomenda-se que, a cada 50 ou 60 minutos, o usuário de computador dê uma parada por cinco minutos”, alerta o oftalmologista Hilton Medeiros da Clínica de Olhos João Eugênio.
Os sintomas da síndrome são: olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade a luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte, dificuldade em conseguir foco, enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.
Esses problemas estão relacionados às condições externas da tela do computador (falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor e tela suja) e a problemas oculares pré-existentes: miopia, hipermetropia, presbiopia. Os hábitos inadequados de uso do computador, por horas sem descanso, também integram esta lista.
Para prevenir a CVS, algumas providências podem ser tomadas relativas aos cuidados com os olhos e com a postura corporal, durante o uso de computadores, leituras prolongadas ou tarefas repetitivas. Conheça algumas destas medidas preventivas:
– O uso do ar condicionado determina a diminuição da umidade relativa do ar. O ar fica seco, ocorre o aumento da evaporação da lágrima. O indivíduo exposto ao ambiente refrigerado pode ter esse fenômeno agravado, pois apresenta também diminuição do número de piscadas. Podem ocorrer secura dos olhos, da garganta e das narinas, ardência nos olhos, lacrimejamento, visão dupla ou borrada e sensação de areia nos olhos.
– Correntes de ar e ventiladores mal posicionados e direcionados para os olhos também podem determinar o aumento da evaporação da lágrima e o ressecamento dos olhos.
– Lubrificantes oculares só devem ser usados sob recomendação médica. O produto mantém a lágrima estável, aumentando o conforto durante o dia.
– A iluminação do ambiente de trabalho deve ser homogênea. A luz natural ou artificial direcionada, que atinge a tela do computador por trás do usuário, determina deslumbramento e dificulta a visualização. Luz que incide em direção lateral ao usuário interfere no campo visual do trabalhador, o que pode determinar desconforto, cansaço e dor no final da jornada de trabalho e, até mesmo, olho vermelho.
– Durante a utilização do computador, a cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira. O olhar do usuário do computador deve estar ligeiramente voltado para baixo, entre 15° a 25°. Assim a pálpebra protegerá boa parte da superfície ocular, diminuindo sua exposição e melhorando a lubrificação dos olhos. A má postura ocular pode causar lacrimejamento, fotofobia, coceira nos olhos, cansaço visual, sensação de areia, olhos vermelhos, olheiras, dores de cabeça e irritabilidade”, enumera o médico.
– As piscadas devem ser policiadas. Em atividades normais, os olhos piscam, em média, 22 vezes por minuto, enquanto que, quando estão em atividade de leitura, piscam de 12 a 15 vezes por minuto. Quando se está diante da tela do computador, essa freqüência pode abaixar até para cinco vezes por minuto.
– Os usuários de lentes de contato devem lubrificar mais vezes os olhos, quando em frente ao computador, em leitura continuada ou em trabalhos repetitivos, para evitar problemas de ressecamento ocular.
– Manter as lentes de contato limpas e higienizadas deve ser uma rotina.
– Os usuários de lentes bifocais deverão posicionar seu monitor um pouco mais para baixo, facilitando a utilização adequada das lentes para a leitura, evitando, assim, a movimentação do pescoço e da cabeça para trás, a fim de melhorar a focalização delas.
– Sobre o uso de laptops: para não acarretar problemas visuais e posturais, o computador portátil deve ser utilizado da mesma maneira que os computadores fixos de mesa. Nada de computador no colo, na cama ou na mesa de cabeceira.
– A postura correta para o trabalho deve ser: costas eretas; planta dos pés apoiada no chão; tronco em ângulo de 90° com as pernas; cabeça no alinhamento do tronco; olhar ligeiramente voltado para baixo, aproximadamente 25°.