A cirurgia refrativa corrige os erros refrativos, como a hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), miopia (dificuldade para enxergar de longe) astigmatismo (distorção das imagens) e presbiopia (vista cansada). Considerado um procedimento simples, dispensa a necessidade de internação. Atualmente existem várias técnicas para realizar a cirurgia refrativa:

  • PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

No PRK é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para, em seguida, aplicar o laser.
Terminado o procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada diante à superfície corneana para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.

  • LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis):

No LASIK cria-se primeiramente um flap na camada mais externa da córnea (epitélio), para após ser feita a aplicação do laser na sua camada mais interna. Terminada a aplicação, o flap é reposicionado.

 

  • Femtosecond Laser

O Femtosecond Laser opera com pulsos tão rápidos que correspondem a um quatrilhonésimo de segundo. O equipamento permite a realização de cortes mais finos, mais precisos e mais seguros nas cirurgias refrativas, nas cirurgias intra-oculares (catarata e presbiopia) e nos transplantes de córnea.

 

No caso das cirurgias refrativas, o laser substituiu o microcerátomo, aparelho com uma lâmina muito fina que realizava o corte na córnea (“flap”). Agora o que ocorre é uma separação das lamelas do colágeno corneano, de forma suave, sem a necessidade de corte. Com isso se tem um flap mais preciso e de melhor qualidade, favorecendo a exposição do estroma corneano para a aplicação do Excimer laser.

 

  • INTRALASE
    O método Intralase é muito similar ao Lasik, porém não utiliza lâmina para a criação do flap corneano. Sendo assim, é mais seguro e menos invasivo.

 

  • CIRURGIA REFRATIVA CUSTOMIZADA

O Laser Customizado é uma nova tecnologia desenvolvida para as cirurgias refrativas. Com sistema de comprimento de ondas ou “Wave-Front”, permite um tratamento mais preciso e personalizado para cada olho. Diferente da cirurgia refrativa convencional, que lapida a córnea, a customizada varre pequenas imperfeições de sua superfície.

 

Iniciar conversa
Olá! Obrigado por entrar em contato com a Clínica de Olhos Dr. João Eugenio. Como podemos ajudar?