Não deixe para ir ao oftalmologista apenas quando sentir alguma irritação ou dificuldade para enxergar. Prevenir é sempre o melhor caminho. Por isso, recomendamos aos nossos pacientes que se consultem pelo menos uma vez ao ano.
Faça os testes abaixo e verifique se você apresenta alguma disfunção visual.
Este teste pode ser influenciado por um grande número de fatores: iluminação, ofuscamento local e resolução do monitor. A linha azul Estandartizada deve ser medida em centímetros no monitor ou impressa e medida no papel. A medida em centímetros deve corresponder à distância em PÉS que você deve ficar do monitor; mas, para simplificar, podemos dizer que cada centímetro da linha azul corresponde a 33 centímetros da distância da tela.
O teste deve ser feito com um olho de cada vez, com seus ócullos para longe se você os usar. Deve ser anotada a última linha dentre as 6 existente, de cima para baixo, em que você leu a maioria das letras que a compõe.
A letra maior acima e ao centro corresponde a uma visão de 20/200. Uma pessoa que não consegue enxergá-la, mesmo com o melhor óculos possível, é considerada “legalmente cega”.
As letras T e B laterais correspondem a 20/100. A segunda linha é considerada 20/50. Uma pessoa com a melhor visão entre 20/50 e 20/100 é considerada legalmente incapacitada para exercer atividades que exijam leitura muito prolongada e trabalho com números.
A terceira linha é considerada 20/40. É a “linha de reprovação” do exame de vista para tirar ou renovar carteira de motorista. Você deve ser capaz de ler a maioria das letras dessa linha para não ter problemas no seu exame!! As três linhas correspondem a 20/30, 20/20 e 20/10. A visão considerada normal (100%) corresponde à linha 20/20, ou seja, a penúltima. O limite máximo de uma visão considerada normal está em torno de 20/15.
Caso você tenha enxergado outro número, senão o 17, é bom procurar o seu oftalmologista!!!
Olhe fixamente no ponto central da figura. Caso você perceba as linhas retas arredondadas, distorcidas ou borradas, pode significar o início de um problema na mácula (região central da visão). Neste caso, também é bom procurar seu oftalmologista!!!