DMRI seca

O tratamento mais utilizado é a suplementação com multi vitamínicos específicos (antioxidantes), o aconselhamento em relação aos hábitos alimentares e orientação quanto à exposição solar.

DMRI úmida

Para aqueles indivíduos com a forma exsudativa, existem os medicamentos chamados de anti angiogênicos. São medicamentos que ajudam a secar os vasos sanguíneos mal formados que foram gerados embaixo da retina e que, progressivamente, danificam a visão. Há ainda a fotocoagulação a laser, a injeção intravítrea de Avastin, Triancinolona, Macugen, Lucentis, a injeção retrobulbar de Anecortave, a terapia fotodinâmica com verteporfirina, a termoterapia transpupilar e a cirurgia submacular.

DMRI bilateral

Uma opção para melhorar a visão da DMRI em ambos os olhos é o uso lente telescópica, que se parece com um pequeno tubo de plástico e está equipado com lentes que ampliam o campo de visão.

DMRI Avançada

Indicada para pacientes com DMRI em estágio avançado, uma nova lente chamada SML (Schariot Macula Lens) possibilita que o paciente volte a enxergar de perto com a parte periférica da visão que foi perdida. A SML amplia o texto cerca de duas vezes e o tamanho das manchas escuras causadas pela degeneração na retina permanece o mesmo porque a lente não amplia as partes danificadas da mácula.

Se a pessoa já tiver operado de catarata, a lente SML pode ser implantada em cima da outra. Caso contrário, é preciso operar primeiro da catarata e 30 dias depois implantar a SML. A cirurgia da SML é indolor e rápida, durando aproximadamente dois minutos. O paciente é liberado imediatamente, ainda com a visão um pouco embaçada, mas em poucas horas estará enxergando normalmente.

A lente também pode ser útil para pacientes com outras doenças maculares, como maculopatia, retinopatia diabética ou doenças retinianas hereditárias.